Forças do Iraque assumem controle de áreas curdas na província de Nínive

Por Maher Chmaytelli

Resultado de imagem para forças iraquianas

Forças do Iraque assumiram o controle de áreas antes comandadas por forças curdas na província de Nínive, que abriga Mosul e se situa no norte do Iraque, informou um comunicado dos militares nesta quarta-feira.

As áreas foram desocupadas pelos combatentes curdos peshmergas antes da chegada das forças iraquianas na terça-feira, segundo o comunicado. Os peshmergas haviam tomado o local ao longo dos últimos três anos como parte da guerra contra os militantes do Estado Islâmico.

A represa de Mosul, localizada no noroeste da cidade, é uma das posições reconquistadas dos peshmergas, de acordo com o informe militar.

Em reação a um referendo de independência realizado pelos curdos no mês passado, forças do governo do Iraque apoiadas por grupos paramilitares treinados pelo Irã capturaram Kirkuk, região rica em petróleo e ocupada pelos curdos, na segunda-feira, alterando o equilíbrio de poder do país.

O primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, havia ordenado a retomada de Kirkuk no mesmo dia, além de todas as áreas em disputa reivindicadas tanto pelo semiautônomo governo regional do Curdistão quanto pelas autoridades centrais de Bagdá.

Apoie o Café no Front. Seja nosso Comandante com contribuições mensais a partir de R$ 1,00. Ajude-nos a divulgar a história militar. É só acessar o link abaixo para ser um do nossos Generais:

Apoio Café no Front

Curta Café no Front no Facebook.

apoia-se-03

Fonte: Reuters

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s