Quando um submarino americano “afundou” um trem do Exército Japonês na Segunda Guerra.

Por Sagran Carvalho.

USS Barb

Em 22 de janeiro de 1945, 30 navios mercantes japoneses adentraram o porto de Namkwan no sul da China, então sob controle e proteção das tropas imperiais japonesas. A sensação de segurança reinava entre os tripulantes da Marinha Mercante, pois o porto era bem protegido e de águas rasas, o que teoricamente impedia qualquer ação inimiga no local. Esta sensação de conforto duraria pouco.

Os japoneses nem desconfiavam que o USS Barb, um submarino havia encontrado o comboio e preparava-se para o ataque…

Eugene B. Fluckey,  nasceu em 1913 em Washington DC, entrando para a Academia Naval em 1931 e se formando em 1935. Antes de comandar o Barb, ele serviu em navios de superfície da US Navy e também comandou o submarino USS S-42. Em 1942, Fluckey retornou à Academia Naval em Annapolis para obter um mestrado em engenharia naval, e posteriormente participou da Prospective Commanding Officer’s School em New London, Connecticut.

Após sua formatura em 1994, Fluckey foi designado ao USS Barb (SS-220 Classe Gato) como seu comandante.

Comandante Eugene B. Fluckey (à esquerda) ao lado do Almirante Chester Nimitz em 1953, quando Nimitz fez o Almirante completo.  Fluckey era adorado por seus homens, tanto por sua habilidade em combate quanto por sua compaixão por eles.  Contra todos os regulamentos, ele manteria casos de cerveja nos chuveiros alistados a bordo, sempre que sua equipe afundasse um navio inimigo, eles foram tratados com uma lata.  Fonte de imagem: Wikimedia Commons / domínio público.Comandante Eugene B. Fluckey (à esquerda) ao lado do Almirante Chester Nimitz em 1953, quando Nimitz fez o promoveu a Almirante.

Fluckey, desde o início mostrou-se extremamente competente e respeitado por seus homens, pois sempre preocupava-se com o bem estar, a segurança e a satisfação dos mesmos.

A Guerra no Pacífico segui em clima favorável aos americanos, e neste teatro Fluckey e seu submarino afundaram seu primeiro inimigo, o Fukusei Maru, um navio cargueiro japonês em 28 de março de 1944.

Entre esta primeira vitória e o fim da guerra, Fluckey, sua tripulação e o USS Barb afundaram 17 navios, totalizando 96628 toneladas postas à pique. Entre eles, encontrava-se o Unyo, um transporte de tropas; uma Fragata de defesa costeira e um Cruzador convertido.

Japanese Carrier Unyo em 1943. Esta teria sido uma visão muito parecida com o que a tripulação da Barb teria visto pouco antes de ter afundado o transportador em 1944. Fonte da imagem: Wikimedia Commons / public domain.

O Transporte de tropas japonês em 1943.

A primeira Medalha de Honra de Fluckey

Na noite de 23 para 23 de janeiro de 1945, o Barb submerso, raspando o fundo chegou aos arredores porto de Namkwan na China. Ele vinha rastreando um comboio mercante japonês, determinando sua posição já dentro da proteção do porto que era guardado por barcos de patrulha. A noite estava completamente sem Lua, e os japoneses não imaginavam nenhuma incursão inimiga neste local de águas rasas e também protegido por minas.

Mas Fluckey que era um submarinista extremamente competente e confiante, navegou porto adentro, colocando seu submarino em posição perfeita para o ataque, e pronto para a fuga com toda a equipe pronta para a ação. Os tubos foram inundados e em poucos segundos uma salva de torpedos partia do submarino em direção aos mercantes nipônicos, deixando um pequeno rastro de bolhas no percurso. As explosões sacudiram o porto e três navios foram afundados. As patrulhas japonesas descobriram o submarino e seguiram em seu encalço. Fluckey virou o submarino e começou sua fuga.

Enquanto os patrulheiros lançavam suas cargas, Fluckey acelerou o submarino em 150% de sua capacidade normal atingindo a incrível marca à época de 23 nós saindo do porto. Durante a próxima hora, Fluckey e sua tripulação se evadiram dos patrulheiros e de campos minados rumo à segurança do mar aberto.

Esta fuga garantiu na época o recorde de velocidade atingida por um submarino, mas também garantiu a Fluckey sua primeira Medalha de Honra na guerra.

USS Barb empurrando para o horizonte, em junho de 1945. Fonte de imagem: Wikimedia Commons / domínio público.

Mas a história não termina aí.

Após um período de reparos e algumas modernizações, o Barb partiu para sua 12ª e última patrulha no Pacífico em guerra. Nesta ocasião, Fluckey resolveu levar a guerra diretamente ao território japonês. Ele equipou seu submarino com tubos para lançamento de foguetes, transformando o USS Barb no primeiro submarino de “misseis” de cruzeiro dos EUA.

Voltando ao Pacífico, ele começou sua missão no dia 8 de junho. Esta patrulha foi conduzida ao longo das costas do Mar de Okhotsk . Pela primeira vez na guerra de submarinos dos EUA, Barb empregou foguetes com sucesso, contra as cidades de Shari, Hokkaido ; Shikuka , Kashiho ; E Shiritoru em Karafuto . Ela também bombardeou a cidade de Kaihyo To com seu armamento regular, destruindo 60% da cidade.

Enquanto contornava Karafuto no Japão com a intenção de bombardeá-la, Fluckey percebeu o movimento regular de tropas e trens ao longo da costa e decidiu que deveria destruir esta movimentação dificultando assim a entrega de suprimentos dos japoneses na região.

Para isto, criaram um plano audacioso: desembarcar homens no território japonês e instalar cargas de demolição nos trilhos da linha férrea. Parta isto, necessitariam de apenas 8 homens para a missão. Mas Fuckley ainda assim não queria arriscar a perder um único homem durante a missão, e para isto, precisavam de um detornador que permitisse que seus homens já estivessem longe durante a explosão. Billy Hatfield, membro da equipe de eletricistas do submarino apresentou a solução: um interruptor colocado sob o trilho, sendo acionado com o deslocamento do mesmo para baixo com o peso do trem ao passar no local.

A equipe de demolição foi montada com Billy Hatfield e mais sete membros: Paul Sanders, Francis Sever, Lawrence Newland, Edward Klinglesmith, James Richard, John Markuson e William Walker.

Na noite de 22 para 23 de julho de 1945, o Barb estacionou a cerca de 950 metros da costa e os botes com a equipe e equipamentos foram lançados, atingindo a terra poucos momentos depois, começando seu avanço pela grama alta do local.

Ao encontrar a linha férrea, três dos homens se colocaram como sentinelas, enquanto os demais começaram a cavar uma pequena vala sob o trilho onde foi instalada a carga e o detonador. Próximo foi avistada uma torre de sentinela japonesa, mas o soldado que lá se encontrava estava dormindo, não causando nenhum problema à equipe e à missão.

O que não esperavam é que um trem atrasado aparecesse vindo pelos trilhos na direção da equipe. Todos os homens se esconderam e deixaram o trem passar livremente. Quando tudo se acalmou, todos voltaram as suas posições para cumprir o planejado: Instalaram o microfone e recuaram, deixando apenas Hatfield que instalaria o detonador e os seguiria em seguida.

Às 01:32 do dia 23 dentro do Barb que já estava a apenas 600 metros da costa recebeu um sinal de lanterna vindo da terra. A equipe informou que a missão fora concluída com sucesso e começou o retorno ao submarino. Cerca de 10 minutos após o oficial do navio informou a Fluckey que outro trem estava a caminho. O comandante agarrou o alto-falante e gritou para a equipe nos barcos remar com o diabo, pois a festa iria ocorrer. Ele sabia que em seguida a explosão, toda a a´rea estaria infestada de soldados japoneses.

Às 01:47 o “afundamento” mais singular da história dos submarinos ocorreu: o trem com 16 vagões acionou o detonador e foi pelos ares. Após o “show de fogos” que foi acompanhada por toda a tripulação não essencial no convés do Barb, Fluckey silenciosamente partiu de volta pra casa.

A famosa festa de desembarque!  Estes oito homens foram as únicas pessoas a invadir o Japão continental durante a Segunda Guerra Mundial.  Eles também marcaram uma das mais raras matanças submarinas da guerra: um trem!  Da esquerda para a direita: Mate Paul Sanders do Chefe, Companheiro de eletricistas, 3ª classe Billy Hatfield, Signalman 2ª classe Francis N. Sevei, Navios Cozinheiros da 1ª classe Lawrence W. Newland, Torpedomans Mate 3rd Class Edward W. Klingesmith, Motor Machinists Mate 2nd Class James E. Richard, Motor Machinists Mate 1st Class John Markuson (que descobriu a torre de sentinela!) E o tenente William M. Walker.  Fonte de imagem: Wikimedia Commons / domínio público

A famosa festa de desembarque! Estes oito homens foram as únicas pessoas a invadir o Japão continental durante a Segunda Guerra Mundial.

Em pouco mais de um ano, Eugene B. Fluckey colocou o  USS Barb em algumas das mais incríveis missões submarinas da Segunda Guerra Mundial. De uma incursão quase suicida a um porto japonês bem defendido e raso, ao primeiro bombardeio de foguete por um submarino, para finalmente orquestrar a única invasão do continente japonês durante a guerra.

Em reconhecimento a uma patrulha excepcional, O comandante Eugene Fluckey foi premiado com a Medalha de Honra e Barb recebeu a Citação da Unidade Presidencial .

Enquanto ele estava no comando,  Barb , não teve feridos ou sofreu acidentes graves.

É isso aí Camaradas, espero que tenham gostado!

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