O prisioneiro – Friedrich Paulus – Alguns detratores e apoiadores.

Por Sagran Carvalho.

Na condição de soldado, continuo aqui aguardando ordens, como sempre.
Tenho que aceitar o destino que Deus determinar.
Sei que a história da guerra já definiu minha sentença.
A Alemanha continua forte e lutará até a vitória.
Era um soldado que, naquele momento, obedecendo às ordens que recebia, acreditava estar servindo à minha nação .
Quanto a Stalingrado, alguns agiam como se não existisse mais ninguém além de mim e Hitler, como se não houvesse um Alto Comando do Exército, tampouco um Grupo de Exércitos.
Não sou da parte oriental, nem da ocidental. Sou alemão.
FRIEDRICH PAULUS
Perguntamo-nos se o Generalfeldmarschall Paulus continua mesmo vivo.
Diante das condições atuais, não lhe resta outra saída além de uma honrada morte militar. O destino o colocou em uma situação na qual, justamente porque tantos homens já morreram, ele precisa sacrificar 15 ou 20 anos de sua vida para manter seu nome vivo pelos próximos milhares de anos.
JOSEPH GOEBBELS
Como pode um homem ver seus soldados morrerem e se defenderem corajosamente até o fim – e depois se render aos bolcheviques? O que mais me dói é o fato de o heroísmo de tantos soldados ter sido aniquilado por um único ato de fraqueza. Nessa guerra, ninguém mais se tornará marechal decampo.
ADOLF HITLER
Portanto, a única possibilidade teria sido enfrentar Hitler, retirando todo o Exército de Stalingrado, ainda mais diante do silêncio de 36 horas do Comando Supremo. É mais provável que tenha sido algum tipo de lealdade a Hitler que fez Paulus pedir permissão para autorizar seu exército a fugir, uma
vez que ele mantinha contato por rádio com o Alto Comando.
ERICH VON MANSTEIN
Cada frase que escrevia ou dizia era cuidadosamente pensada. Expressava cada idéia com clareza para que não surgisse qualquer dúvida. Se Reichenau era um comandante-em-chefe decisivo, que gostava da responsabilidade, conhecido por sua resistência, obstinação e audácia, Paulus era o oposto.
Mesmo quando jovem, era conhecido entre seus colegas como
“Procrastinador, o indeciso”.
WILHELM ADAM, AJUDANTE PRINCIPAL DO 6º EXÉRCITO,
COMANDADO POR PAULUS
A história nunca havia concedido a um líder militar o direito de sacrificar a vida de seus soldados quando eles não fossem mais capazes de lutar.
GENERAL HANS DOERR
Paulus era considerado um dos principais estrategistas do Exército e do Estado-Maior Geral alemão. Porém, todos sempre se perguntavam se como comandante-em-chefe ele teria a mesma perícia que mostrava no Estado- Maior Geral.
PHILIP HUMBERT, PRINCIPAL AJUDANTE-DE-CAMPO DO 4º CORPO
DO EXÉRCITO
Se o Feldmarschall Paulus de fato fez um favor a si mesmo tornando-se prisioneiro e sobrevivendo durante todo esse tempo na Rússia, em Dresden e nos tribunais de crimes de guerra de Nuremberg, é uma pergunta que certamente vale a pena ser feita.
WINRICH BEHR, PRINCIPAL AJUDANTE-DE-CAMPO DO QG DO 6º
EXÉRCITO
Paulus argumentava que era necessário instituir uma Alemanha neutra, independente.
HEINZ BEUTEL, AJUDANTE DE PAULUS NA RDA
A conduta do marechal-de-campo Paulus foi impecável – relações corretas com as autoridades, declarações públicas de simpatia pela União Soviética, rejeição a toda propaganda nazista. Mas ao mesmo tempo, recusou-se veementemente, como prisioneiro de guerra, a tomar qualquer decisão política.
LEONID RESHIN, JORNALISTA RUSSO
Para mim, qualquer soldado em uma situação como esta não é um criminoso, e sim uma triste figura pela qual devemos ter compaixão, mas nunca ódio.
ERICH MENDE, EX-MINISTRO DO GOVERNO FEDERAL ALEMÃO
Ele disse certa vez que não conseguia aceitar o fato de continuar vivendo.
ERNA EILERS, GOVERNANTA DE PAULUS
O homem errado no lugar errado.
PAUL JORDAN, EX-OFICIAL DO QG DO 6º EXÉRCITO

Apoie o Café no Front. Seja nosso Comandante com contribuições mensais a partir de R$ 1,00. Ajude-nos a divulgar a história militar. É só acessar o link abaixo para ser um do nossos Generais:

Apoio Café no Front

Curta Café no Front no Facebook.

apoia-se-03

 

Um comentário sobre “O prisioneiro – Friedrich Paulus – Alguns detratores e apoiadores.

Deixe um comentário